Please reload

Posts Recentes

Pedras mais indicadas para o revestimento de sua residencia

05/07/2016

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

6 motivos para usar pedras na área externa

31/10/2017

Muitas pessoas ficam em dúvida quanto ao tipo de material a ser colocado no piso da área externa de suas casas, seja na calçada, na churrasqueira, na piscina. Portanto, é preciso primeiro saber que todos os tipos de pisos possuem suas vantagens e desvantagens.
 

Contudo, alguns exibem mais vantagens do que outros, como é o caso das pedras naturais, que se sobressaem quando comparadas ao piso de cerâmica para área externa.
 
Para orientar e sanar algumas dúvidas sobre qual o melhor piso para se usar na área externa, tem-se a seguir uma série de motivos e vantagens de se usar pedras decorativas.
 
Diferença: piso cerâmico vs. piso de pedras
 

A principal diferença entre os dois materiais é o fato de que a cerâmica é um material industrializado, que passa por processos de manufatura, e dependem bastante da qualidade da matéria-prima bem como do processo produtivo. Nesse sentido, existem cerâmicas de melhor e de pior qualidade.
 
A pedra decorativa é um material natural, e não passa por processos industriais, apenas os cortes dos mais variados tamanhos. De maneira geral, as pedras são mais resistentes à trações mecânicas e à abrasão.
 
Atenção: existem alguns tipos de pedras, como o granito e o mármore por exemplo, que passam por processos de polimento. Contudo, esse tipo de material não é indicado para áreas externas pois são bastante escorregadios.
 

A resistência mecânica dos pisos de cerâmica é mais baixa, e também é necessário a execução de juntas de dilatação para evitar trincas e fissuras devido à movimentação térmica. O esmalte na superfície do piso o deixa mais fácil de limpar do que as pedras, contudo as limpezas devem ser mais frequentes.
 
6 motivos para usar pedras na área externa
 
Maior Resistência
 

As pedras decorativas possuem uma resistência natural muito grande, o que as tornam perfeitas para áreas externas. Um exemplo de sua aplicação é na garagem, um local onde a entrada e saída de carros é constante e o desgaste no piso é maior, necessitando assim de um piso resistente e forte.
 
O piso de pedra resiste a maioria dos desgastes apresentados na área externa, enquanto que o piso cerâmico não possui toda essa resistência, ele se desgasta ao decorrer do tempo, fazendo com que seja necessário trocar o piso posteriormente.
 
De modo geral, à resistência do piso cerâmico aos choques e trações mecânicas é baixa, o que induz um maior surgimento de fissuras e trincas ao longo dos anos.
Durabilidade
 
Conforme já dito, as pedras naturais possuem grande resistência, o que lhes confere também, uma grande durabilidade em relação aos pisos cerâmicos. Os pisos de pedra duram anos até precisarem ser trocados, se tiver uma manutenção correta a pedra permanece com o mesmo brilho original, o que não ocorre com a cerâmica, que com o tempo vai se desgastando e perdendo o esmalte da superfície.
 

 

 


Antiderrapante
 
Algumas pedras naturais são antiderrapantes, como por exemplo a Pedra Goiás, São Thomé e Mineira. Essa qualidade é essencial para áreas externas como piscinas e calçadas, onde há uma maior iminência de ocorrer acidentes ocasionados pela derrapagem.
 
Não só as áreas citadas, mas qualquer parte da casa que precise de uma lavagem regular com água, essas pedras resolvem os problemas de derrapagem com facilidade. Entretanto, essa não é uma qualidade muito comum em cerâmicos por exemplo, pois a maioria precisa de uma resina para se tornar antiderrapante, o que acaba elevando seu custo.
 

 


Conforto térmico
 

As pedras citadas no tópico acima também possuem uma característica muito almejada, elas controlam o fluxo de calor e não esquentam com facilidade, mesmo com exposição forte ao sol. É uma característica de suma importância para áreas onde fica a piscina, em que as pessoas andam descalças e podem se queimar se o piso estiver muito quente.
 
A pedra também ajuda a manter um clima fresco em ambientes quentes, por não absorver muito calor. Deste modo, as pedras naturais, mais uma vez, ficam a um passo a mais em relação a outros pisos que não possuem tal vantagem, como os pisos cerâmicos, que absorvem muito calor, levando a necessidade de se colocar resina na sua superfície.
 
Beleza Natural
 

As pedras decorativas possuem uma beleza natural, que harmoniza facilmente com o ambiente, tornando-o agradável sem a necessidade de gastos excessivos. Diversas pedras possuem uma rusticidade muito elegante, levando o espaço externo a outro nível. Além da rusticidade, as pedras naturais possuem uma gama de variedades e cores, compondo vastas combinações para seus jardins, calçadas, áreas de lazer, etc.

 


 
Manutenção
 
As pedras naturais não precisam de uma manutenção muito frequente e concisa, apenas água com sabão quando ela sujar, porém é recomendado de tempos em tempos lavar com o limpa pedras, para devolver o brilho original da pedra decorativa. É importante frisar que para que a pedra não fique manchada de óleo ou outros produtos que mancham, é preciso limpa-la rapidamente, para que a sujeira não seja absorvida.
Para saber mais sobre como fazer a manutenção correta nas pedras, acesse este post.
 
A escolha de pisos cerâmicos para área externa hoje é muito comum pela facilidade de encontrar esses produtos no mercado, e também pela oferta de mão-de-obra para este tipo de serviço, que também é fácil de encontrar.
Também vale lembrar que certos tipos de pedras são específicos de cada região do país, e não são facilmente encontradas em todos os estados do país. Tudo isso leva muitas pessoas a pensar que o uso de materiais mais nobres para áreas externas acaba se tornando muito caro.
 
A AnaPEDRAS trabalha com materiais de qualidade, atendendo Anápolis e regiões próximas, e é referência em pedras decorativas para áreas externas. Se você precisa de ajuda para escolher os materiais ou para encontrar mão-de-obra especializada, ligue e agende uma visita de um dos nossos consultores.